Oi gente!
Hoje resolvi escrever um pouco sobre a importância da Amizade, principalmente nos dias de hoje, quando a humanidade se depara com uma profunda e inevitável fase de transição, muitas vezes acompanhada (para alguns) de uma sensação de solidão, mesmo sem sair das atividades e do convívio social.
Me parece que a figura do Verdadeiro Amigo tem sido, como nunca, uma presença bastante fundamental na vida de muitos que procuram um apoio, uma oportunidade de compartilhar suas vidas; e sem estarem sujeitos à julgamentos nem condenações.
Há vários tipos de convivência que, muitas vezes, chamamos de amizade, mas que estão camuflando uma outra realidade que pode levar à decepção pois, na hora da crise, os supostos amigos desaparecem como se nunca tivessem sido!
Eu procurei classificar alguns esteriótipos de amizade que venho observando ao longo de minha vida - com isso, não procuro me excluir, de modo algum, de ter participado muitas vezes de alguma delas - e que agora vieram claras frente à minha percepção e necessidade de identificá-las num grau de reflexão mais aprofundado.
São elas:
AMIZADES-ETÍLICAS: são as mais comuns! Fazem parte aqueles amigos que você só encontra para "tomar uma" e nada mais. Não sabem nada da sua vida e pouco se importam... E até reclamam se você prefere não beber nada, somente conversar. Aliás, qualquer chance de um papo mais profundo está descartada! É curioso, pois as Amizades Etílicas se comportam exatamente como o álcool, já que evaporam com facilidade quando a coisa esquenta. Não há senso de responsabilidade ou carinho, muito menos compaixão...
AMIZADES-EGOCÊNTRICAS: são aquelas onde cada um fala sobre os problemas da vida... SOMENTE DA SUA PRÓPRIA! Não há compartilhamento nem interesse por saber da caminhada do outro. O Amigo Egocêntrico, só consegue se relacionar quando fala de si mesmo, de seus problemas. É aquele cara que, depois de um papo no telefone de 2 horas, você percebe que disse uma ou duas frases, no máximo... fora a baita dor de cabeça adquirida de tanto lixo que você "teve" que escutar.
AMIZADES-VAMPIRO: podem ser também chamadas de AMIZADE CREPÚSCULO, uma vez que a sua vida escorre literalmente para o deleite do outro. É o sujeito que, ao contrário do amigo egocêntrico, quer saber TUDO sobre a sua vida! Se você está namorando, trabalhando, quanto está ganhando, se comprou um carro novo... Enquanto essa amizade existir, curiosamente a pessoa que a permite, muitas vezes não consegue namorar, está desempregado ou ganhando uma miséria e nunca terá uma chance de comprar um carro novo... A pessoa que tem um amigo vampiro ao lado, certamente possui uma tendência à curtir uma fossa ou uma depressão. Não acredita que na vida tem gente muito mais interessante para se relacionar!
AMIZADES-BOVESPA: são os amigos que estão por perto quando você está "em alta". São os caras que te tratam bem quando você é a "bola da vez" o homem-sucesso! Casa na praia, festas e baladas bancadas são sempre bem vindas! Às vezes você nem precisa estar bancando nada, você pode ser também uma possibilidade financeira, alguém que pode trazer vantagens materiais de qualquer tipo. Agora, cuidado, porque quando você está em baixa, muitas vezes que você encontrar o amigo bovespa, poderá ouvir a seguinte frase: "De onde eu te conheço mesmo?"
AMIZADES-EMO: o mote dessa galera é: Depressão é o máximo! É uma das variáveis da AMIZADE CREPÚSCULO! Vamos celebrar a tristeza, o desolamento... Vamos vestir a vida de preto e tampar os olhos com a franja da inexpressividade. Chorar pelos cantos é o programa de fim de semana. Se você expressar alguma modificação facial que seja interpretada como otimismo e felicidade, realmente você tem algum problema...
AMIZADES-MISSÃO: nesse tipo, o amigo sente que é o seu Jesus Cristo pessoal! Ele (acha que) sabe tudo da sua vida e se vê no dever de te resgatar e te colocar no caminho "certo". Esse amigo vive restrito à sua própria realidade e visão de vida e não consegue perceber as demais pessoas como oportunidade de algo novo. Aliás, todos estão perdidos! Esse cara, muitas vezes, leva jeito para um perfeito fundamentalista de qualquer ideologia ou religião. É o famoso dono da verdade! Ter um amigo desses, sendo bem direto, é um saco!!!
AMIZADES-HIERÁRQUICAS: são todas aquelas onde você está posicionado num "ranking" de importância ou numa escala de submissão. Funciona da seguinte forma: é legal a sua presença, mas saiba que há um status quo velado que você tem que respeitar. Normalmente, essas amizades possuem alguém que é o ícone do grupo, um líder carismático. É aquele que dita as regras de conduta que todos concordam e compactuam. Esse tipo de amizade, na maioria das vezes, é constituída por grupos ou pelas famosas "panelas".
Esses exemplos são somente para alertar que essa sensação de solidão pode surgir, mesmo rodeado de gente, desses "amigos" que achamos que possuímos.
O AMIGO VERDADEIRO é aquele que realmente se importa com você! Não te mima quando tem que dizer verdades! Não defende suas besteiras, embora eleve suas qualidades! Não julga seus erros, pois sabe que errar faz parte da vida! Não guarda mágoas nem ressentimentos, pois sabe que o seu momento de desequilíbrio é apenas uma máscara e não a sua essência! Te abraça de saudades! Pede ajuda, pois reconhece em você muitas capacidades! Torce pelo seu sucesso! Nunca pede nada em troca, nem aponta os momentos em que te ajudou na vida! Mesmo distante, continua presente como referência de Amor e Bondade!
Eu agradeço profundamente todos meus amigos de jornada!
Obrigado por lerem esse blog!!!
Abraços,
Paulo de Tarso.