![]() |
Matéria: quase um NADA. |
Oi gente!
Inicio esse blog com 2 perguntas: O que é realidade? Apenas o que percebemos com os 5 sentidos?
Peguemos um objeto, por exemplo. Uma maçã. De pronto a identificamos pelo seu formato e sua cor. Ao mordê-la sentimos seu paladar e seu aroma. Mas... o que é uma maçã realmente?
Einstein nos explicou que tudo na natureza é Energia e que a Matéria é Energia condensada. Então tudo o que não é matéria é Energia em estado radiante.
Você, eu, um elefante, um avião, uma bola de basquete e até mesmo uma maçã, são, em suas constituições básicas, formadas pelo mesmo princípio: a Energia.
É essa Energia que mantém a coezão dos elementos. O equilíbrio do Universo.
Mas, por ironia da Natureza, um tal de Werner Karl Heisenberg*, juntamente com outros cientistas, veio com uma tal de Mecânica Quântica e o Princípio da Incerteza, afirmando que tudo na natureza é basicamente NADA.
Heeeeeeeeeein??? Como assim???
TUDO NA NATUREZA É BASICAMENTE NADA!
As coisas que estão contidas no Universo são formadas por espaços vazios em quase a sua totalidade.
Os átomos (que constituem as coisas que chamamos de Matéria) são partículas que, se forem observadas de muito perto, contém enormes espaços entre suas subpartículas. Não vou entrar fundo nesse assunto, pois não tenho competência nessa área, mas posso afirmar através dos olhos da Física Moderna, que o comportamento dos elétrons por exemplo (subpartículas atômicas) é extremamente estranho. Por exemplo, esses elétrons "travessos" aparecem e desaparecem da existência...
Heeeeeeeeeeeeein??? Como assim???
Os cientistas observaram que eles estão num determinado momento e, no momento seguinte, não estão mais. Vai entender...
Aonde eu quero chegar com tudo isso? Bom, abordando filosoficamente, será que a Matéria é tão real assim quanto achamos?
E se ela não é tão real assim, o que existe nos bastidores da nossa percepção física?
Nosso cérebro se manifesta através de reações químicas e elétricas, mas o que desencadeia essas reações?
Tá bom, mas o que tudo isso tem a ver com a minha vida?
TUDO!
Quando a maioria dos seres humanos der atenção à essas questões, perceberá que tudo que nos rodeia, tudo aquilo que damos extrema importância nesse mundo, é transitório e instável!
Não temos garantia nenhuma que amanhã o mundo será o mesmo. Nada garante que as estrelas, as montanhas, o seu carro, a sua família, até mesmo você, estarão por aqui. GARANTIA ZERO!
Ter essa noção nos leva para, inevitavelmente, pensarmos nas coisas que TRANSCENDAM A MATÉRIA, como os estudos sobre a CONSCIÊNCIA, A ESPIRITUALIDADE, ou seja, tudo que seja VIDA E MANIFESTAÇÕES FORA DO QUE CAPTAMOS COM OS 5 SENTIDOS.
Peço aos ateus, agnósticos e afins que não se assustem com o termo Espiritualidade.
Espiritualidade é simplesmente uma palavra nesse contexto, que alude à crença (não necessariamente religiosa) que algo, consciente ou não, continua além da existência física.
E essa postura, por mais paradoxal que isso possa parecer, faz com que fiquemos mais lúcidos perante o mundo em que vivemos do que um materialista.
O materialista sofre por que só se interessa pelo que vê, sente e toca. Tire isso dele que tudo perde o sentido.
O Ser Humano de mente aberta, o cético pesquisador, o Inconformado com as verdades pré-estabelecidas, não se deixa abater pelo imprevisível. Para falar a verdade, o imprevisível é o combustível daquele que duvida.
Duas frases interessantes do filósofo alemão Friedrich Nietzsche:
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar."
Mas para se elevar (frase minha):
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar".
Parafraseando o filme "Quem somos nós": Até que profundidade você está está disposto a chegar na toca do coelho?
Vale refletir? Vamos elevar nossas mentes?
Obrigado por lerem esse blog!
*Werner Karl Heisenberg (Würzburg, 5 de Dezembro de 1901 — Munique, 1 de Fevereiro de 1976) foi um físico teórico alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1932 "pela criação da mecânica quântica, cujas aplicações levaram à descoberta, entre outras, das formas alotrópicas do hidrogênio". (fonte: wikipédia)
*Werner Karl Heisenberg (Würzburg, 5 de Dezembro de 1901 — Munique, 1 de Fevereiro de 1976) foi um físico teórico alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1932 "pela criação da mecânica quântica, cujas aplicações levaram à descoberta, entre outras, das formas alotrópicas do hidrogênio". (fonte: wikipédia)